terça-feira, 12 de junho de 2012

Alma gêmea

É incontável o número de "verdades absolutas" que a gente ouve durante a vida. Quando eu era pequena, me disseram que um dia eu havia de encontrar minha alma gêmea, porque todo mundo tem uma. Alma gêmea assim como eu escrevi, no singular.

Depois que cresci, percebi que o conceito de 'alma gêmea' pressupõe um sentido de completude, companheirismo incondicional e crescimento mútuo. É um amor de almas.

Erroneamente, costumamos utilizar o termo 'alma gêmea' só para nos referir ao amor-romântico, entre homem e mulher. E eu acredito que no decorrer da nossa vida, nos deparamos com almaS gêmeaS, assim no plural. Pode ser nossa mãe, uma irmã, um amigo.

Ter conhecido e me tornado melhor amiga da Mariana contribuiu fortemente para eu chegar a esta conclusão. Quem pode ser aquela que me olha nos olhos como se eles fossem um espelho e me decifra como mais ninguém o faz, senão minha alma gêmea?

Certa vez, também me disseram que coração da gente é terra onde ninguém pisa. Que a profundidade dos nossos sentimentos ninguém é capaz de mensurar. Teimo em não acreditar nesta outra "verdade absoluta".

Nas dores e lágrimas, nos sorrisos e alegrias, eu sei que ela tinha exata noção do que eu estava sentindo. Não precisava palavra, nem conselho. Bastava a presença e o olhar. O olhar que me lê, a presença que me me acolhe. É o companheirismo incondicional que eu falei no começo do texto. É a mão amiga que faz a caminhada da vida ser menos dura e mais gratificante, porque deixa explícito que, por causa de momentos de felicidade como os que você passou com sua alma-gêmea-amiga, valeu a pena viver.

É o amor que não tem parentesco, que não é definido por laços de sangue. É o amor do acaso. Você, numa dessas incríveis coincidências da vida, encontra a pessoa, percebe quão especial ela é e a agarra com unhas e dentes, porque ela passa a ser essencial na sua vida. É como dizem em mais uma destas "verdades absolutas" que desta vez eu devo concordar: o amigo é o irmão que você escolhe.

Simples assim: só se ama. Sem obrigação de estar junto ou de ter que conviver numa mesma casa.  Se quer a presença da pessoa por escolha. E isso tem um quê de preciosidade, tal como uma pedra rara que se acha no fundo do oceano e se traz à terra firme. Você não quer vender, não quer usar... só quer saber que ela existe e está ao alcance dos seus olhos e, mais ainda, do seu coração.

Assim é a Mariana para mim.

Seria coincidência seu aniversário cair na mesma data que o dia dos namorados? onde enxergam acaso, eu vejo poesia. No dia em que casais comemoram o amor-romântico, eu também celebro o aniversário da minha alma gêmea.

Há mais de 12 anos atrás, ela me deu a mão e juntas seguimos numa caminhada. Por vezes penosa e confusa, por vezes feliz e excitante. O fato é que ainda não sabemos onde é que este caminho vai dar. De certa forma não importa. Afinal, nós temos uma a outra.

Amiga-irmã, parabéns. Seja feliz.



obs: Eu sou a bonequinha de vestido lilás com a franja caindo no olho. Um ar de mistério, sempre na arte de sensualizar. Sou dessas.

2 comentários:

  1. Eu tentei. Passei esses dias tentando te escrever algo bonito, que explicasse o que não se explica, como vc mesmo disse. As únicas coisas que eu posso dizer é que eu te amo muito e que eu agradeço todo dia por nós sermos e termos o que somos e temos.
    E pensar que tudo começou com uma conversa sobre sorvete de flocos... hahaha! Te amo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não precisa me dizer nada. Vc me diz com o olhar e me basta!

      Sorvete de flocos? lembro disso não.hahahaha

      obs: tenho uma bomba pra te contar...chegaram os saveeeeeeeessssssssss!!!! LINDOS! vou te ligar!

      Excluir