sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Burrocracia

Eu fujo de burocracia tal qual o capiroto foge da cruz. Mas para dar entrada na papelada do casamento civil não teve jeito: lá fui eu, o principe e mais as testemunhas rumo ao cartório para mais uma saga casamentícia.

Tenho para mim que os atendentes de cartório passam por um curso, cuja grade curricular engloba as disciplinas de 'Antipatia avançada ao telefone', 'Técnicas de respostas monossilábicas', 'A história do mau-humor I e II' e 'Metodologia científica: fazendo pouco caso dos noivos'. O lema do curso: "informações somente pessoalmente, senhora!".

É impressionante como esse pessoal de cartório não tem a boa vontade de dar informações BÁSICAS ao telefone: "quais os documentos necessários?", "precisa de testemunha?", "tenho que dar entrada no cartório por área de abrangência?". NADA, NADA é explicado ao telefone. Só pessoalmente! Durmam com esse barulho! Ou seja, é melhor você levar até a certidão de nascimento da sua tia-avó no dia que resolver ir ao cartório, pois corre-se o risco dos documentos serem insuficientes e você ter que retornar e perder mais um dia/período de trabalho.
 

Eu, precavida que sou, tratei de levar 8564 documentos e carreguei comigo a BFF e seu respectivo noivo para serem as minhas testemunhas caso fosse necessário. O senhor meu noivo foi no caminho até o cartório falando no meu ouvido que as testemunhas eram desnecessárias, que não precisava de nada disso e que era exagero meu.

Primeira pergunta da atendente do cartório: "Cadê as duas testemunhas?". Resultado: principe com a cara no chão, levando um esporro meu muito bem dado para que todos do cartório soubessem que eu estou sempre certa. ;)

Devo ressaltar: critério de cartório é não ter critério. Cada um trabalha de um jeito. Um samba do crioulo doido. Eu não quis dar viagem perdida e fui ao cartório de acordo com a minha área de abrangência (bairro que eu moro), munida até do meu teste do pezinho.hahahahaha. Não podia dar erro!

Foi basicamente assim: entrega a documentação, assinam os noivos, assinam as testemunhas, tira xerox, volta, mostra a original, assina de novo, guarda o original, preenche papéis, assina pela milionésima vez, briga com o noivo porque você está estressada. :)

Ah, e como quem está no inferno tem que abraçar o capeta, não bastasse a burocracia do primeiro cartório, ainda tivemos que ir a um segundo cartório (desta vez de notas) para autenticar documentos, reconhecer firma, etc, etc. Com os documentos dos noivos e testemunhas autenticados e eu provando que eu sou eu, que o principe é ele mesmo e que a BFF me conhece de verdade e não é uma mera transeunte, retornou-se ao primeiro cartório com toda a papelada para aí sim finalizar o processo de habilitação para casamento civil.

É um tal de 'cola adesivo' nos documentos para autenticar que eu já tava perdendo minha paciência e tive que perguntar ao moço do cartório de notas quando acabaria esse cola-cola de adesivos. Nesse momento, o principe prontamente emendou: "se fosse um mero adesivo era só pegar aqueles da primeira página de caderno e colar! adesivos caros esses do cartório!".

Saldo final:
1) Entre mortos e feridos salvaram-se todos. Documentação ok e papelada do casamento civil nos conformes. UFA!
2) Noivos 360 reais mais pobres (240 reais - papelada do casamento civil e 120 reais - autenticação, reconhecimento de firma, bla bla bla, no cartório de notas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário