sábado, 12 de janeiro de 2013

Hora da travessia

Há um tempo atrás, logo que iniciei os preparativos para o casamento, colei um poema de Fernando Pessoa no meu armário que dizia assim:

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Não sei bem se colei esse poema para que ele me desse a coragem necessária para seguir em frente, como um mantra que a gente quer viver todo dia para internalizar, ou porque eu realmente acredito que em determinados momentos da nossa vida é preciso escolher um caminho em detrimento de outro. Encarar o que é novo, se jogar rumo ao desconhecido.

Nessa minha aventura de casamento senti muito medo. Eu, menina que desde que nasceu morou na mesma casa, com os mesmos vizinhos e andou pelas mesmas ruas... eu, que sempre me acostumei com estabilidade e lugar-comum, me vi tendo que enfrentar a grande travessia da minha vida.

Não vou mentir: em casos assim, por vezes dá uma vontade danada de dar um passo para trás, retroceder e voltar para aquilo que a gente já conhece e sabe que é bom. Mas devo dizer também que em determinado momento da vida, só o que é 'bom' não satisfaz mais. A alma pede desafios para ser feliz. O marasmo não compensa.

E nessas últimas 24 horas que antecedem o meu casamento, nessa última noite como mulher solteira, olho para trás e chego a uma constatação: não mudaria uma vírgula nessa minha trajetória. Faria as mesmas escolhas e diria novamente o mesmo 'sim, eu quero me casar com você'.

Acho que só o amor pode fazer isso com a gente. Só o meu amor poderia me salvar de ficar à margem de mim mesma, tal como no poema de Fernando Pessoa. 

Dia desses, voltando para casa de um compromisso de casamento e conversando sobre os detalhes do grande dia, o principe me olhou e disse: "vai ser uma grande mudança né?". Eu respirei fundo e disse que sim. Mas foi um suspiro de alegria, de ansiedade por essa vida nova que bate à minha porta.

Sei que como todo caminho que a gente escolhe, o caminho que seguirei tem seus prós e contras. Sei também que tenho que aceitar o ônus do meu 'sim' e espero ter sabedoria para continuar firme no meu propósito de ser feliz ao lado da única pessoa que é capaz de fazer isso por mim. 

E se é o amor que me faz recolher as roupas do armário, colocar tudo numa mala e dar até logo aos meus pais, amigos, cidade e à tudo que eu conheço, acredito que a firmeza que me faz fechar a mala com um sorriso no rosto é a certeza de que estou me casando com a pessoa certa.

Minha mãe disse que meu pai só teria confiança de entregar minha mão a ele e muitas pessoas me afirmam: "ele é diferente". E eu sei que é.

Por isso, o frio na barriga e a reticência normal que se sente quando vamos tomar uma grande decisão na vida não me faz fraquejar. 

Hoje largo tudo pelo sorriso e aconchego da pessoa amada. E que seja assim sempre: que tenhamos a ousadia de fazer as travessias que se apresentam diante de nós. O prêmio no final? encontrar o seu verdadeiro eu.

E nada acaba por aqui. Hoje começo a escrever uma nova história. A mais linda que Deus já escreveu.

O blog continua com detalhes pós casamento e minhas impressões sobre os últimos acontecimentos que, por falta de tempo, não pude relatar aqui.

Agradeço de coração a todas e todos que acompanharam e se divertiram com meu humilde bloguinho.rs. Fiquei muito honrada e surpresa por constatar que muitas pessoas se identificaram comigo, ainda que eu não seja uma noiva tradicional que faz um blog sobre coisas meigas, fofas e orçamentos.hahaha.

Preparei um postinho especial direto do casório. Aguardem.

8 comentários:

  1. Te acompanho a bastante tempo e torço muito por vc. Estou com lagrimas nos olhos... Seja muito feliz!
    Um bj

    ResponderExcluir
  2. Obrigadaaaaa! tenho recebido muitas energias positivas! conto os detalhes do casório em breve. beijos

    ResponderExcluir
  3. Tá finalizando o blog chave de ouro heim!!! Post TOP 1!!

    Bjoo!

    Diego

    ResponderExcluir
  4. Descobri o blog hoje e li quase tudo..acabei de ficar noiva e pude ter uma idéia, ao longo do seu blog, do q vou passar..
    E fiquei muitíssimo emocionada com esse post!
    Nada melhor do q achar A pessoa...e poder viver tudo isso e muito mais com ela!
    Parabéns, sucesso e sorte à vcs!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mel! que prazer esse seu recado!
      precisando de ajuda, estamos aí... de verdade!
      sucesso para vc tb e aproveite cada segundo de preparativo e ansiedade!
      que seu casamento seja lindo!

      beijos.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Karenn sua fofaaa!
    Um dia, durante essas investigações na net, que toda noiva faz, eu encontrei esse blog.
    Maravilhosoooo, vc conseguiu expressar todos os meus sentimentos. Inclusive neste post, sobre mudança, travessia. Também mudei de cidade, de Estado na verdade, e a gente sabe que dói, mas que também será uma nova fase, necessária para nossas vidas.
    No próximo sábado, dia 09 de março, será meu grande dia. Quero muito te agradecer pelos risos e pelos posts, e desejar toda felicidade do mundo para vocês!
    Bjssss,
    Daniella Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniii, volta aqui pra me contar como foi o casório, mulher! espero que tenha sido MARAVILHOSO! e que esteja se adaptando à nova vida!
      um beijãaao!

      Excluir