segunda-feira, 5 de março de 2012

A lista de convidados

"First of all, I want to thank my fans" - Resolvi começar o post assim, porque embora eu tenha a ligeira impressão de que estou aqui falando com as paredes, recebi na semana passada 04 (QUATRO!!) visitas de pessoas from United States. Agora que virei uma celebrity, uma espécie de Kim Kardashian tupiniquim, devo começar o post saudando meus fãs estadunidenses. Este blog é esse sucesso todo também por vocês. Obrigada.

Depois do momento "Mamãe Esqueci de Tomar meu Rivotril", voltemos ao assunto do post: a lista de convidados. (por favor, não vá embora. Eu prometo que falarei sério)

Na organização do casamento alguns itens são mais importantes e devem ser priorizados. Assim que decidi casar foquei no meu sapato. Isso mesmo: eu não tinha salão de festa, cerimonialista, decoradora, fotógrafo, nem nada disso. Mas o sapato estava garantido. Aloka. :)

Não sigam meu exemplo, queridas bridezillas. Na hora de começar a organizar seu casório comece do começo, ou seja, façam primeiramente sua lista de convidados. Ela dará a dimensão da sua festa: com o número exato de convidados, você poderá pesquisar outros serviços como salão de festas, igreja, etc. Não adianta querer colocar 500 convidados numa capelinha, nem 100 convidados numa catedral, nem pensar que quer uma festa para 300 convidados, se você não tem tantos familiares e amigos assim. Não seja louca.


Aí vão algumas dicas para elaborar a lista de casamento:

1) Abra uma pasta no excel com duas listas: noivo e noiva. Crie colunas indicando nome, grupo (se é da família, amigos da faculdade, colegas de trabalho, etc), endereço e telefone. O endereço você pode preencher depois, já que será necessário somente em caso de impossibilidade de entrega do convite em mãos.

Ter dois telefones de contato é importantíssimo, principalmente no meu caso, que contratei RSVP ativo (a cerimonialista liga para os convidados para confirmar presença).

2) Destaque as crianças com menos de 10 anos. Normalmente o buffet não cobra.

Neste caso não vale querer ser a "malandra nascida e criada na Lapa" e convidar todas as crianças do prédio só para tirar vantagem do buffet, no melhor estilo "oba, vou encher a festa, mas vou pagar pouco". Também fica feio querer fingir que o seu primo de 13 anos tem na verdade 9. O pessoal vai perceber. Não pire e mantenha a classe.

3) Você pode identificar convidados que moram fora da cidade e tem menos probabilidade de comparecer.

4) Depois de listar toda a primaiada, tiazada, os amigos e demais familiares, dê uma olhada na sua agenda do celular, seu facebook ou orkut (sério que você ainda tem orkut?), porque às vezes esquecemos alguém. Acontece.

Se esqueceu alguém. vê se não dá bandeira na hora de entregar o convite dizendo algo do tipo: "pohãaan, fulano, tanto tempo que a gente não se vê que eu quase esqueço de te convidar!"

5) Não saia incluíndo meros conhecidos. Casamento é uma celebração muito íntima e particular e... Mentira, a razão principal é o buffet por pessoa, que é muito caro. Se você sair chamando todo mundo que conhece vai ter que vender o corpo o rim no mercado negro de órgãos.

Bom, essas são as principais dicas.

Lembre-se que há um percentual de falta que varia entre 20 a 30% e alguns meses do ano como janeiro (mês de férias) costumam ter mais convidados ausentes.

Ah, quando faltar um ano para o casamento vale cogitar também não fazer mais amigos. Sempre penso: "se eu ficar muito amiga do (a) fulano (a) serão mais R$ 75,00 no casamento". hahahaha.

Essa última dica é brincadeira. Com um certo fundo de verdade. :)

6 comentários:

  1. AMEI o post! Ótimas dicas pra gente q fica meio perdida, afinal, a lista de convidados é fundamental!

    ResponderExcluir
  2. A ultima dica e TOTALMENTE verdadeira!!!
    Na epoca de meu casorio, eu simplesmente pirava com novos pedidos de amizades no orkut (na epoca ainda existia orkut *rs).
    Cheguei ao ponto de me esconder caso encontrasse alguem que nao via a anos...
    Triste mas pelo menos meu rim nao foi negociado no mercado negro...
    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha! Pior que é verdade mesmo né? não dá pra ficar fazendo muitos amigos não... casar é muito caro, gata!

      Excluir
  3. Ah....além dos itens em comuns descobri um super importante: o Rivo, pq eu sou íntima do Rivotril já! Hahahahaha
    Sério, ou tomo ou recorro ao pileque. Drogada ou bêbada para não ser ansiosa...q lindo! Que bom q faço psicanálise....
    Eu tô lendo o post, vendo a minha lista com 230 pessoas (já), aqueles 25 amigos da sua mãe "que te viram nascer, filha" e seu noivo que só de família já leva 86 convidados e cheguei a uma conclusão: não quero fazer mais amigos até 2014!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois não faça amigos mesmo! pq amigos tem agregados (pais, namorados, maridos, esposas, filhos...). A parada fica séria!hahaha

      Nunca tomei rivotril e nunca fiz psicanálise. Vou ter que investir nos dois, pois só com a cara e a coragem não vai rolar.hahaha.

      Sua festa está planejada pra quantas pessoas? saiba que a lista só fecha MESMO quando chegar mais perto... nesse meio tempo vc acaba conhecendo pessoas (acontece!) e se afastando de outras... tem uma população flutuante.
      Os convidados são todos do RJ? se calcula uma porcentagem de 20% de faltosos, mas se tiver gente de fora da cidade ou país, acaba aumentando o percentual...

      Seja bem rigorosa com sua lista! não dá pra chamar todo mundo que os pais querem... sou a favor do seguinte: entre um amigo seu e um conhecido dos seus pais que te viram nascer mas que vc não tem contato, se tiver que escolher, fique com o primeiro!

      Excluir