segunda-feira, 9 de julho de 2012

Não esquece de mim, hein!

Meu dia começou com essa fatídica frase. Sem dúvidas, a etapa do planejamento do casório que deixa todas as noivas e noivos de cabelo em pé é o fechamento da lista de convidados.

Hoje em dia, os noivos costumam planejar o casamento com mais de um ano de antecedência. Por isso, é mais do que normal que a lista de convidados sofra variações com o passar do tempo. Você conhece novas pessoas, se distancia de outras e vai atualizando sua bendita lista. Às vezes, além de substituir pessoas, é necessário fazer cortes e diminuir o número de convidados, dependendo do orçamento do casal. Afinal, mais gente na festa é igual a mais dinheiro gasto com decoração, buffet, doces, bolo...com tudo!

Pois bem, aí chega a hora 'H' de mandar fazer os convites e fechar em definitivo a lista de convidados. Uma equação dificílima de resolver. Exige acima de tudo MUITO bom senso, porque é quase inevitável ter que excluir alguns amigos, por quem você tem muito carinho, e incluir outras pessoas, que são amigas da família e você só conhece de vista (o casamento é um acontecimento da família e não só dos noivos). Qual é o critério? não existe critério. É muito pessoal mesmo.

Obviamente, existe na lista de convidados, um número x de pessoas que não sofre alteração. São familiares próximos, melhores amigos, colegas de trabalho...enfim, pessoas que convivem com você cotidianamente. O problema é aquela "população flutuante", que é formada principalmente por amigos e familiares mais distantes, que você fala esporadicamente, até mesmo pela correria do dia-a-dia, mas que nem por isso deixa de gostar.

Não tem jeito: pessoas ficarão com raiva de você, por se sentirem "esquecidas". Como se não bastasse todo o estresse de organizar um casamento, ainda temos que administrar este tipo de situação e estabelecer um critério para definir quem é prioridade na lista de convidados.

Com uma caneta e um papel na mão, comece a fazer as contas: se o seu casamento foi planejado para atender 200 pessoas, chame 20% de pessoas a mais (já que esta costuma ser a porcentagem de convidados ausentes no casamento. Ou seja, bateria o número certinho de pessoas presentes). Se ainda assim "sobrarem" convidados, faça uma lista de pessoas em standby.

Neste ponto, o RSVP tem papel fundamental, já que conforme as pessoas confirmem presença ou ausência, será possível chamar os convidados que estavam na lista de standby, que eu mencionei. É só ir substituindo o pessoal faltoso.

Por isso também se aconselha fechar sempre 15% a mais de convites.

Só não pire com excesso de sinceridade e diga para pessoa: "quase que não dá pra te convidar, fulano! sorte que o beltrano disse que não irá ao casamento... então estou te chamando agora!".

Finge que não deu para entregar o convite antes. Use sua veia artística e atue. Faça o convidado-standby sentir que era prioridade para você desde o início. #todosficafeliz

E se ouvir o mesmo pedido que me fizeram hoje ("já casou? não esquece de mim, hein! eu quero convite!"), lembre-se que será impossível convidar todo mundo que você conhece e que pede convite. A menos que você seja a filha do Eike Batista e esteja nadando na grana.

2 comentários:

  1. Rsrsrsrs! Gente, eu não entendo isso! "Cadê meu convite?" Cara, é mt inconveniente.... será q não percebe??? Aaaff!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebe não, gata. A falta de educação do povo é um problema sério... :P

      Excluir